Tractores MAN TGX Euro 5 batem recorde de consumo
A MAN realizou um teste de consumo em condições reais de condução pelo terceiro ano consecutivo, desta vez com motores Euro 5, voltando a bater o recorde com uma média de 30,67 l/100 km e uma velocidade média de 79,19 km/h O percurso foi efectuado em seis dias, ida e volta, com partida de Madrid e paragens em Lérida, Lyon e Munique, tendo os dois camiões MAN TGX 18.480 Euro 5 SCR efectuado um total de 4.200 quilómetros. O conjunto articulado obedecia a uma configuração standard, isto é, tractor 4x2 acoplado a um semi-reboque de lonas com carga máxima.
Os resultados foram obtidos em condições reais com certificação externa para garantir a sua autenticidade. Para o efeito foi seleccionado um motorista de uma empresa especializada em formação de condução, tendo o teste sido acompanhado por um técnico da INSIA (Instituto Universitário de Investigacion del Automovil), que se encarregou de todo o processo de verificação do veículo e do desenrolar dos testes, bem como da validação dos resultados.
Será de referir que no primeiro ano, com um TGA 18.480 Euro 4 EGR, se obteve uma média de consumo de 32,21 l/km, e no ano seguinte, já com um TGX 18.480 Euro 4 EGR, esse valor diminui para 32,07 l/100 km. Em 2009, pelo terceiro ano consecutivo, a média voltou a baixar, para 30,67 l/100 km.
01/02/2010 15:46:35
