Constructores de Pesados

O Optifuel Challenge 2017 organizado pela Renault Trucks se inicia

13/04/2017 17:18:08
ECI - no 13/04/2017 17:18:08 - Por
Constructores de Pesados
Renault Trucks

A pré-seleção dos candidatos à quarta edição da competição Optifuel Challenge organizada pela Renault Trucks começou no 1º de abril de 2017. Cerca de 2500 motoristas internacionais vão competir em seus respectivos países. É a bordo de um Renaul Trucks T que os motoristas realizarão esta experiência.

O Optifuel Challenge 2017 organizado pela Renault Trucks se inicia

O desenrolar da pré-seleção

A última edição desta competição de motoristas de veículos pesados em 2015, resultou na vitória do espanhol José Ramon Jano Gago, condutor e gerente da empresa Janocargo.

Durante 10 semanas, os candidatos inscritos nesta fase de pré-seleção irão percorrer as rodovias européias à bordo de um Renault Trucks T para tentar consumir o mínimo de combustível possível, sem sacrificar o tempo de condução comercial. Um objetivo realizável graças à Optifleet, a solução de gestão de frotas desenvolvida pela empresa Renault para otimizar os custos operacionais.

Os motoristas serão avaliados principalmente com base em três critérios: antecipação, a boa utilização do veículo e o tempo gasto com o motor trabalhando em marcha lenta. Estes dados, registrados por um algorítimo desenvolvido pela Renault, deverão em seguida ser enviados mensalmente à organização a fim de validar a participação na competição.

Uma competição para promover a eficiência dos tractores rodoviários

Ao iniciar o Optifuel Challenge, a empresa Renault Trucks SAS tem como objetivo promover a condução racional, possível graças às inovações em seus caminhões. Na verdade, os últimos modelos são equipados de motores ultramodernos, em que a eficiência é reforçada por um design aerodinâmico, uma função Eco Cruise Control permitindo uma utilização ideal da energia cinética assim como uma função de parada automática do motor. Os veículos pesados Renault Trucks em competição são também equipados com GPS cujo o condutor pode utilizar para ter uma ideia do percurso e também adaptar sua condução ao estado da estrada.

A final internacional do Optifuel Challenge enfrentará os melhores condutores internacionais em eco-condução de trinta países europeus, mas também de Israel, Argélia, Marrocos e Tunísia. Ela se dará em duas etapas. A primeira, teórica, consistirá em responder à um questionário sobre o tema de condução econômica. Em seguida, será a fase prática do concurso, onde os candidatos deverão demonstrar suas competências sobre um percurso bem definido. É segundo o resultados das duas provas que o vencedor e sua empresa serão recompensados em outubro de 2017.

Actualités similaires

Comentários

A atualidade em contínuo

Espera por favor....