Ambiente

MAN City-Truck: a última novidade dos camiões elétricos da Man Truck & Bus

24/04/2017 09:25:01
ECI - no 24/04/2017 09:25:01 - Por
Ambiente
MAN Truck & Bus

MAN Truck & Bus, aproveitou a assinatura do acordo com a parceria austríaca CNL (Council for Sustainable Logistics - Conselho de Logística Sustentável) em 20 de fevereiro 2017 para divulgar seu novo conceito de camião 100% elétrico: o MAN City-Truck. Este veículo é destinado à entrega urbana.

MAN City-Truck: a última novidade dos camiões elétricos da Man Truck & Bus

Os camiões elétricos MAN: uma aventura iniciada em 2012

Antes deste novo camião, a MAN Truck & Bus já tinha tido a oportunidade de desenvolver diferentes camiões elétricos. Por exemplo, o conceito MAN Metropolis, divulgado em 2012, destinado à recolha de lixo fez parte dos primeiros veículos elétricos desenvolvidos pela marca. Com uma capacidade de 26 toneladas, e uma autonomia de 150 km/dia graças à um prolongador de autonomia astuciosamente colocado no chassi, este veículo encantou os motoristas que o testaram pela sua utilização simples e seu impecável comportamento em estrada. As economias realizadas na consumação foram superiores a 80% se comparado à seu equivalente equipado com motor a diesel. 

 

Do Metropolis apresentado em 2016 ao MAN City-Truck de 2017

A marca apresentou um novo desenvolvimento do seu conceito Metropolis de 2016 na IAA, e em fevereiro de 2017 apresentou o MAN City-Truck. Este novo Metropolis foi concebido, desta vez, para as atividades de distribuição com semireboques de um ou dois eixos para entregas noturnas em centro urbano. Este veículo é inspirado no tractor TGS 4X2 BLS-TS com peso bruto de 18 toneladas.

O MAN City-Truck, é dotado de uma potência de 250 kW desenvolvido em um binário máximo de 2700 Nm, no eixo traseiro. O dispositivo de recuperação de energia de frenagem transforma a  energia cinética do veículo em energia elétrica durante as fases de aceleração e utiliza-a para alimentar a bateria. 

Uma gestão inteligente das necessidades elétricas foi desenvolvida (sistema de ar condicionado, compressão pneumática, direção assistida...): para otimizar as baterias de iões de lítio Volkswagen e alcançar uma autonomia de 200 Km/dia em meio urbano. As vantagens deste conceito são a possibilidade de recarga rápida, a discrição, a ausência de emissões e a mesma capacidade de carga que os modelos equivalentes a diesel.

 

Um acordo com o CNL Austríaco para colocar em teste junto aos profissionais

Na ocasião do anúncio em 20 de fevereiro, o plano de desenvolvimento da MAN Truck & Bus foi divulgado: a partir do fim de 2017, 9 empresas poderão se beneficiar da disponibilização dos veículos MAN TGM (chassis 6 x 2), 100% elétrico e principalmente dedicados ao transporte urbano de produtos refrigerados e de contentores para bebidas. A finalidade é de obter um retorno da experiência que deverá conduzir a uma produção de pré-série no fim de 2018, antes da produção em série em 2021.

MAN Truck & Bus não desconsidera porém, as opções de transporte de pessoas, com a inclusão no mercado de autocarros urbanos (também 100% elétricos) previstos para 2018, e em produção em série prevista para 2019.

 

Actualités similaires

Comentários

A atualidade em contínuo

Espera por favor....