Novidades Pesados

Os sistemas de segurança inteligentes Volvo Trucks contra acidentes

24/05/2017 15:04:29
ECI - no 24/05/2017 15:04:29 - Por
Novidades Pesados
Volvo Trucks

Diante da crescente insegurança no trânsito nas estradas da França e um pouco em todos os lugares da Europa, os fabricantes de camiões desenvolveram sistemas de segurança inteligentes a fim de diminuir os riscos de acidentes na estrada. Certos fabricantes como a Volvo Trucks estão entre os precursores desse dispositivo engenhoso.

Os sistemas de segurança inteligentes Volvo Trucks contra acidentes

A doutrina da Volvo Trucks: condução inteligente, responsável e segura

O fabricante Volvo Trucks há alguns anos, aposta em dispositivos de condução acompanhada e de condução inteligente em favor dos motoristas de camião. Estes sistemas de segurança baseiam-se em uma interatividade cada vez mais evidente entre o condutor do camião e a tecnologia proativa desenvolvida. De forma clara, o objetivo dos sistemas de segurança Volvo é de contribuir para alertar o quanto antes possível o condutor sobre um perigo potencial ou eminente na estrada. Na Volvo, mais que em outros lugares, os sistemas de segurança inteligentes são mesmo para tomar medidas eficazes e drásticas como a imobilização completa do veículo, se o perigo é iminente e se a ação do motorista é falha.

 

O sistema de frenagem de urgência da Volvo Trucks e o enquadramento jurídico europeu

É necessário reconhecer que a Volvo tem o mérito de ter antecipado esta regulamentação, já que foi apenas a partir de novembro 2015 que a União Européia solicitou que certas categorias de camiões sejam equipadas obrigatoriamente de um sistema de urgência de frenagem  automática. A UE prevê atualmente que o sistema de frenagem de camiões de dois ou três eixos devem fazer desacelerar 10 km/h, e 20 km/h a partir de 2018. O dispositivo de frenagem de urgência desenvolvido pela Volvo em 2012 vai mais além prevendo em um primeiro momento um mecanismo de aviso sonoro e luminoso do motorista em caso de risco de colisão. Passada esta primeira etapa, o sistema de segurança inteligente freia progressivamente o veículo enquanto aguarda a reação do condutor. Se o sistema constata uma ausência de reação à tempo, a frenagem é acentuada automaticamente a uma velocidade de 7m/s. O veículo poderá, na ausência de reação total do condutor, ser totalmente imobilizado com o sistema de ativação automática de freio de mão. Graças à esta tecnologia, o veículo pode ser desligado automaticamente em uma distancia de 40 metros no máximo. 

 

 

Actualités similaires

Comentários

A atualidade em contínuo

Espera por favor....