Regulamentos

O Parlamento Europeu compromente-se para os camiões mais seguros e mais limpos

09/04/2015 15:34:24
ECI - Atualizado em: 09/04/2015 15:34:24 - Por
Regulamentos

Os eurodeputados adotaram uma medido que permite aos fabricantes de pesados de utilizar novos sistemas de concepção que ultrepassam os limites actuais de peso e de comprimento.

O Parlamento Europeu compromente-se para os camiões mais seguros e mais limpos

Reunidos em sessão pleniária no 10 de março 2015, os deputados do Parlamento europeu adotaram em segunda leitura uma revisão da directiva 96/53/CE relativa aos pesos e comprimentos dos camiões. Por fim de aumentar a segurança e a performança ambiental dos seus camiões, os construtores poderão utilizar novos sistemas de concepção que ultrepassam os limites de peso e de comprimento.

Mais segurança e menos de poluição : os desafios da nova regulamentação

Desde dezembro 2015, o Parlamento e a Presidência do concelho já tinha-se posto e acordo da maneira informal para alterar a diretiva de 1996 a fim de aumentar a segurança e a performance ambiental dos camiões. O novo regulamento vem oficializar este acordo autorizando as modificações seguintes :

  • Alteração de forma da cabina : as novas cabinas, mais redondas, ofecerão um campo de visão alargado ao motorista e uma melhor resistência
  • Uma concepção com um design alongado em caso de choque 
  • Aumento do limite de pesados : este aumento cerca de uma tonelada permitirá embarcar sistemas de carburação alternativos, mais limpo
  • Lemos situados atrás poderão melhorar o aerodinamismo do camião e contribuir a reduzir o consumo de carburante e emissão de poluentes. 
  • Uma margem de 15 cm suplementares para o transporte intermodal de contentores 45-pieds standards : o transporte de frete seria assim mais eficiente

O texto prevê além disso uma aplicação mais estrita dos limites de peso e uma melhor informação ao motorista graça aos captores embarcados.

Uma entrada em vigor progressiva até 2019

"Tentamos fazer de maneira que no futuro, os camiões sejam mais seguros pelos motoristas, mas igualmente mais seguros para os outros da estrada" explicou Jörg Leichtfried (S&D), eurodeputado austríaco e relator. O texto deve agora ser aprovado pelo Conselho dos ministros da União Europeia. Os Estados-Membros deverão aplicar estas novas regras nos 2 anos seguintes da entrada em vigor. No que respeita à concepção das cabinas, as novas disposições entrerão em vigor 3 anos após adoção de novas regras de homologação dos camiões ^revistos para 2016.

Notícias semelhantes

Comentários