Constructores de Pesados

Os fabricantes de camiões se juntam para testar pelotões de várias marcas

ECI - no 22/02/2018 10:40:13 - Por
Constructores de Pesados
DAF
Iveco
MAN Truck & Bus
Scania
Volvo Trucks

A Scania acaba de anunciar sua parceria com outros construtrores de pesados DAF, Daimler, Iveco, MAN e Volvo, como parte do projeto ENSEMBLE. Este projeto, financiado pela União Européia, visa garantir a segurança dos pelotões de camiões, independente das marcas envolvidas.

Os fabricantes de camiões se juntam para testar pelotões de várias marcas

Os objetivos do pelotão de camiões multimarcas

O principal interesse de um pelotão de estrada está nas economias que ele pode gerar. Na verdade, os veículos assim dispostos consomem muito menos combustível, o que também terá um impacto evidente na proteção do nosso meio ambiente. Finalmente, as condições de tráfego poderiam, em alguns casos, ser melhoradas, especialmente durante os horários de pico. A implantação desses pelotões poderia, portanto, ser uma resposta a vários problemas atuais e futuros.

Onde estamos atualmente com a condução do camião em pelotão?

O pelotão do camião terá muitas conseqüências positivas se ele for devidamente implementado, mas o mais delicado ainda está por concluir. Na verdade, hoje, circular um pelotão de camiões multicarcas ainda não é completamente possível por causa das diferenças de tecnologia entre os fabricantes. Testes já foram realizados com sucesso para pelotões da mesma marca, se trata de uma base sólida e confiável para se apoiar.

A pesquisa conduzida pela ENSEMBLE

O consórcio ENSEMBLE, administrado pela Organização Holandesa de Pesquisa Científica Aplicada (TNO), lançou novas pesquisas. Os ensaios serão realizados em estradas fechadas à circulação, bem como em condições reais. Eles durarão até 2021. Os cientistas procurarão então medir o nível de segurança de um comboio, as economias de combustível alcançadas por cada camião, bem como os impactos para outros usuários da estrada. Todas essas experiências têm como objetivo principal estabelecer padrões comuns a todos os fabricantes.

 

 

 

Notícias semelhantes

Comentários