Diversos Transportes

Um autocarro autónomo capaz de estacionar sozinho! Demonstração.

ECI - no 12/04/2018 10:08:07 - Por
Diversos Transportes
Iveco

A sexta-feira 30 de março de 2018 constituiu uma etapa importante para o futuro do desenvolvimento dos autocarros autónomos. Na verdade, o grupo RATP, em parceria com a empresa Iveco Bus e a BEA List, acaba de realizar com sucesso a demontração de um estacionamento completamente autónomo (isto é, sem intervenção humana) de um autocarro. Esta é a primeira vez na Europa.

Um autocarro autónomo capaz de estacionar sozinho! Demonstração.

As condições da demonstração

O teste foi realizado em um centro de autocarros da empresa francesa RATP, em Paris. Aconteceu em duas etapas. O primeiro teste consistia em ligar automaticamente o veículo (autocarro Iveco) e em seguida, trazê-lo de forma autónoma da sua posição de estacionamento no 3ª andar do sub-solo para a saída do centro. A operação inversa foi testada em seguida: desde a entrada do centro, o veículo inteligente vai estacionar no sub-solo, na posição que lhe será atribuída pelo sistema de gestão de frota.

Durante estes experimentos, um condutor de autocarro estava presente no veículo a fim de garantir a segurança das operações. Ele porém não precisou interferir. A prova em imagens:


Quais são as vantagens de tal solução?

Do ponto de vista da RATP, o sistema oferece muitas vantagens, em particular uma gestão mais eficiente do espaço disponível em seu depósito. De fato, a automatização da fase de estacionamento dos veículos otimizará o espaço entre cada autocarro. O benefício é ainda maior para os depósitos que se encontram no centro da cidade, e que não podem ser expandidos para receber um maior número de veículos.

Outro ponto forte dessa demonstração é a melhoria nas condições de trabalho dos motoristas. Esses dispositivos de assistência à condução ajudam a tornar o trabalho menos restritivo. Assim, os motoristas serão dispensados de uma tarefa tediosa (estacionamento de autocarros), que além disso, eles devem geralmente executar no final de seu serviço, quando seu estado de fadiga é mais alto.

 

 

 

Notícias semelhantes

Comentários

A atualidade em contínuo

Espera por favor....