Regulamentos

Uma nova regulamentação européia para controlar as emissões de CO2

ECI - no 19/04/2018 09:10:22 - Por
Regulamentos

Como carros, autocarros e camiões representam 25% das emissões de CO2 do setor de transportes, a União Européia decidiu obrigar os fabricantes a serem mais transparentes quanto ao consumo e à liberação de gases de efeito estufa. Uma análise sobre esta nova regulamentação.

Uma nova regulamentação européia para controlar as emissões de CO2

Uma responsabilidade confiada aos fabricantes

A comissão e o parlamento europeu decidiram implantar uma nova regulamentação para incentivar os fabricantes a desenvolver camiões mais económicos e menos poluentes. Esta regulamentação se aplicará aos veículos pesados novos matriculados nos países membros da União Européia, assim como os reboques. Ela obriga os fabricantes a declararem a consumação em combustível e as emissões de CO2 de seus veículos. Sua consumação de energia será determinada exclusivamente pela ferramente de cálculo elaborado pela Comissão chamada VECTO (Vehicle Energy Consumption Calculation Tool). Os resultados serão então publicados pela Agência Europeia do Ambiente. O acordo assinado em Bruxelas será apresentado aos ministros no final de abril. Normas européias também serão estabelecidas e publicadas em maio.

Camiões sempre mais limpos

A União Europeia pretende reduzir as emissões de gases do efeito de estufa no transporte rodoviário em pelo menos 60% até 2050, em comparação com os níveis de 1990. A melhoria dos camiões europeus é conseguida através de uma política ambiciosa de padrões cada vez mais exigentes. Eles visam melhorar a qualidade do ar, combater o aquecimento global e economizar combustível. Se trata de permitir que a Europa atinja seus objetivos climáticos e se aproxime dos pesados « emissões zero ». 

 

 

Actualités similaires

Comentários

A atualidade em contínuo

Espera por favor....