Constructores de Pesados

Volvo: quando camiões e carros se comunicam

ECI - no 24/05/2018 11:08:39 - Por
Constructores de Pesados
Volvo Trucks

Volvo Trucks e Volvo Cars acabam de revelar seu último lançamento de serviço em nuvem. Se trata de um sistema que permite que os veículos da Volvo (carros e camiões) se comuniquem entre eles a fim de alertar os perigos da estrada.

Volvo: quando camiões e carros se comunicam

O funcionamento atual do sistema

Desenvolvido em conjunto pela Volvo Trucks e Volvo Cars, o serviço é chamado Connected Safety. Esta é a primeira vez que essas duas entidades se unem e compartilham seu trabalho de pesquisa. O sistema se baseia no compartilhamento de dados contidos em ambos os ambientes de nuvem. Assim, quando um motorista coloca luzes de perigo em seu carro, o serviço de nuvem da Volvo Cars é imediatamente notificado pelo smartphone do motorista. A informação é então transmitida para o serviço de nuvem da Volvo Trucks. Esta troca de dados permite, assim, alertar todos os veículos (carros e camiões) da marca que se aproximam da zona de perigo, reduzindo assim o risco de colisão.

A Connected Safety estará disponível nos novos veículos comercializados pela Volvo na Suécia e na Noruega (que são dois mercados particularmente importantes para o fabricante) durante o ano de 2018.

As evoluções futuras

Sempre preocupados em melhorar constantemente a segurança a bordo dos seus veículos, os engenheiros pretendem fazer alterações no sistema Connected Safety. Na verdade, não parece ser impossível nos anos que seguem, de completar as informações do sistema. Os motoristas teriam então um máximo de informações dadas em tempo real e úteis para sua segurança. Além disso, essas informações adicionais complementariam as já fornecidas pelos sistemas inteligentes existentes (especialmente assistência ao dirigir).

A Volvo Trucks e a Volvo Cars apostam igualmente com o crescente número de veículos de ambas as marcas que têm acesso à nuvem (tornando-se assim veículos conectados) para promover o sucesso do sistema Connected Safety.

 

 

Actualités similaires

Comentários

A atualidade em contínuo

Espera por favor....