Novidades Pesados

Vera, o pesado sem cabine da Volvo Trucks entra em ação

ECI - no 20/06/2019 15:05:12 - Por
Novidades Pesados
Volvo Trucks

A Volvo Trucks e a companhia marítima dinamarquesa DFDS trabalham juntos para alcançar, em poucos anos, uma solução autônoma de transporte eficiente. Atualmente, testes são realizados para provar, em condições reais, as qualidades do Vera, veículo elétrico desenvolvido pelo fabricante.

Vera, o pesado sem cabine da Volvo Trucks entra em ação

Trajetos repetidos entre um centro de logística e terminais portuários

As duas empresas decidiram confiar ao Vera sua primeira missão. O veículo é responsável pelo transporte de contêineres de mercadorias entre um centro de logística e terminais portuários. Para conseguir isso, ele terá que se comunicar com outros veículos que realizam a mesma missão e escolher o terminal certo de acordo com a capacidade de recepção.

Teoricamente, os veículos autônomos e elétricos são perfeitamente adequados para esse tipo de ação repetitiva. Para este teste, a velocidade foi limitada a 40 km/h e os trajetos possíveis já são conhecidos por Vera. Um operador, localizado em uma torre de controle, monitora remotamente todas as operações. Ele também é capaz de intervir se necessário.

E em seguida?

Para a Volvo Trucks este teste contribuirá para a evolução dos veículos elétricos autônomos. O fabricante acredita firmemente que eles serão, no futuro, essenciais para o setor de logística, por causa da isenção de emissões poluentes e do baixo nível de ruído que causam.

Os primeiros feedbacks da experiência já demonstram o progresso tecnológico que resta a ser realizado. As infraestruturas existentes também terão que ser modificadas. No entanto, tudo indica que esta solução está indo na direção certa. A Volvo Trucks confirmou sua implantação em outros sites nos próximos anos.

 

Notícias semelhantes

Comentários